Inclusão

Para que a inclusão aconteça de fato,  são essenciais ações que combatam de forma eficaz o preconceito e a desigualdade enfrentada por elas. A Escola é o caminho da inclusão, orientada por relações de acolhimento à diversidade humana e na aceitação e respeito às diferenças individuais.

Confira abaixo o Calendário Inclusivo, com datas comemorativas à Pessoa com deficiência

10 dicas para promover uma escola inclusiva


1. Saiba quem são seus alunos especiais

Procure saber se possui em sua sala de aula alunos com necessidades especiais, caso tenha, investigue previamente o histórico do aluno. Para tanto, é muito importante o diálogo com os responsáveis por ele, profissionais da saúde que o acompanham e professores anteriores que possam compartilhar portfólios do aluno e seus relatórios. Procure conhecer sobre seus interesses, dificuldades e potencialidades.

2. Reflita a intencionalidade

Reflita a razão de ensinar determinada matéria e conteúdo. Pense se esse conteúdo é relevante para o aluno, se possui significado para ele e qual a sua real função na vida do aluno. Se não tiver um sentido, reflita em como tornar esse assunto mais útil e significativo para ele.

3. Trate seu aluno sem pré-conceitos

Não devemos sentir dó de nosso aluno ou, no outro extremo, rejeitá-lo. O aluno com necessidades especiais, com o devido respeito às suas especificidades, deve ser tratado com Equidade. Assim como não devemos excluí-lo, não devemos também superprotegê-lo. Nosso trabalho é prepará-lo para a vida em sociedade.

4. Estabeleça critérios de inclusão

Os alunos com deficiência sentem-se mais seguros quando o professor mantém a proposta de regras de comportamento e convivência entre os colegas. É necessário o trabalho de sensibilização com todos os alunos, deixando claro que nenhuma pessoa pode ser humilhada, sofrer bullying, etc. e precisa ter suas diferenças respeitadas, afinal ser diferente é normal!

5. Use múltiplos recursos

Os alunos com necessidades especiais desenvolvem melhor o aprendizado quando são estimulados ao trabalho com materiais que explorem seus sentidos. Quanto mais os sentidos forem estimulados, melhor é o aprendizado. Sempre que possível, ofereça aulas lúdicas, que seja possível o uso de objetos concretos ao invés de conceitos abstratos. Use variados recursos, como os táteis, auditivos visuais e orais. Você pode explorar recursos impressos (revistas, jornais, livros, etc.), discussões orais, leitura compartilhada, desenhos, vídeos curtos, uso da internet, construção de materiais pelos próprios alunos da sala e objetos de interesse do aluno que atraiam a sua atenção. A diversidade deixará sua aula mais interessante.

6. Use o recurso da repetição

Ao transmitir uma tarefa, solicite que dois ou três alunos expliquem novamente o que deve ser feito, dessa forma os alunos terão uma maior variedade de explicações.

7. Não coloque limites no seu aluno

Ao olhar para seu aluno especial, enxergue nele a criança ou adolescente que ele é, e não o rotule por sua condição. Considere sempre as potencialidades e possibilidades de aprendizado a partir do que o aluno já sabe.

8. Crie um ambiente de cooperação

Sempre que for possível, indique atividades em duplas ou grupos produtivos, com o propósito de auxiliar a classe no processo de interação e estimular a participação do aluno com necessidade especial. Pense em como seu aluno poderá auxiliar na tarefa do grupo, de acordo com as suas habilidades e planeje a atividade possibilitando a sua real participação.

9. Construa o aprendizado passo a passo

Se seu aluno possui dificuldades em compreender determinado conteúdo, é possível que ele ainda não esteja preparado. É essencial que o professor parta das tarefas mais simples para, passo a passo, introduzir as atividades mais complexas. Quando o aluno já tiver domínio do conteúdo, proponha a ele avanços em seu aprendizado. Ofereça a ele tarefas curtas, para que ele possa manter-se concentrado e motivado.

10. Avalie o progresso de seu aluno e elogie-o

Use o plano individual de seu aluno (Anexo III) para refletir seu progresso e elogie-o com sinceridade pela sua evolução e desenvolvimento. Isso o motivará a conseguir avançar cada vez mais e elevará sua autoestima.


Ações de Inclusão promovidas pelas unidades escolares da Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba

© 2021 Educação Especial - Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora